Conhecendo mais o MIT

Com o sonho de estudar no MIT (Massachusetts Institute of Technology), alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram de evento com especialistas para saber mais sobre sua história – marcada pela excelência nas áreas de ciências, tecnologia e engenharia –  e suas possibilidades de estudo.

mit001

Oferecida pelo Departamento Internacional, a conversa contou com a Dra. Elaine Lizeo, Brazilian Chair – MIT Educational Council – e coordenadora do time brasileiro de entrevistadores de candidatos para a graduação do MIT, e Fernando Carvalho, que desde 2007 implementa um trabalho de divulgação no Brasil de oportunidades educacionais no programada de graduação do MIT.

mit002

Especialistas no assunto, Elaine e Fernando contaram sobre a missão da instituição, o perfil dos alunos, as cinco escolas presentes no Instituto (School of Engineering; School of Architecture and Urban Planning; School of Science; School of Humanities, Arts and Social Sciences; Sloan School of Management).  Também deram um gostinho da vida por lá, enfatizando a atmosfera de liberdade e política de portas abertas do MIT. Apesar disso, o tom de realidade marcou a conversa uma vez que é difícil entrar na instituição onde a média de brasileiros admitidos por ano é de apenas quatro.

“Consegui ver que muitas das minhas ideias se encaixam no MIT” comentou a aluna da 3.a série do Ensino Médio, Tathiana Tang. “Eu aprendi mais sobre o tipo de pessoa que entra no MIT e um pouco de como seria minha vida lá. Estimulou ainda mais meu interesse pelo instituto”, acrescentou João Shida, da 3.a série do Ensino Médio.

mit003

Além de tirar dúvidas dos alunos, os convidados também deram informações detalhadas do processo de aplicação e, a partir de suas experiências, contaram uma série de histórias de jovens brasileiros que estudaram nos Estados Unidos. “Na sua aplicação, faça um trabalho que realmente signifique algo para você”, disse Elaine durante a conversa. Ela ainda destaca a autonomia dos alunos do Band, característica em comum com os estudantes do instituto que sempre buscam fazer a diferença. “Aproveitem o processo de aplicação para as universidades americanas como uma reflexão sobre quem você é”, ressaltou Fernando.

mit004

Para inspirar ainda mais os estudantes, houve uma chamada online com dois brasileiros que se formaram no MIT. Clarissa Forneris, formada no Band em 2008, cursou Química e falou sobre sua trajetória desde a escola até o seu atual doutorado, realizado na Princeton University. A aluna destacou as oportunidades educacionais e de pesquisa presente no MIT. Além dela, Marco Antônio Lopes, formado em Computação e Engenharia Elétrica, também deu seu depoimento.

Para saber mais sobre a conversa, clique aqui.